quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Equipamento


As bicicletas para mountain bike diferem das bicicletas de estrada em diversos aspectos:
Usam pneus mais grossos e cardados (com cravos e geralmente acima da largura 1.5"), que absorvem impactos de forma mais eficiente, possuem maior aderência em terrenos enlameados e oferecem maior controle e tração da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama.
Usam amortecedores, na frente, atrás ou dois, um na frente e outro atrás, conhecidas como bikes Full Suspension, para reduzir os impactos sentidos pelo ciclista e permitir maior controle da bicicleta. Não sendo absolutamente necessário o amortecedor central ou traseiro (no quadro da bicicleta), o principal para quem vai começar é o dianteiro, de garfo telescópico ou "double-crown" (dois crown, um embaixo e outro em cima da caixa de direção) ou o normal (um pouco menor que o telescópico).
Possuem quadros reforçados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer gradativamente no peso do conjunto;
O guiador é, não necessariamente, mais alto, permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista ou também reto, modelo clássico por ser um dos primeiro tipos a serem usados.
Possuem aros de 26" e 24", em geral 26", em vez dos aros 700 do ciclismo de estrada. Os aros costumam ser de parede dupla, reforçados de modo a evitar deformação nas ultrapassagens de obstaculos. Recentemente está sendo usado também aros de 29" e misturas, como 29" na frente e 26" atrás;


domingo, 9 de novembro de 2008

Festival Bike Santarém 2008



Nos dias 7,8,9 de Novembro realizou se o Festival Bike Portugal no CNEMA em Santarém. Com demonstração de Dirt, Trial Bike, BMX e campeonatos de Dirt e BMX . também houve um passeio de BTT nocturno, uma maratona de BTT, um passeio de cicloturismo a ligar o Parque das Nações a Santarém.

Havia uma área onde as pessoas podiam fazer teste drive com as bikes da specialized e da Scott e ainda 2 pavilhões com exposições de bikes e equipamentos de várias marcas.

Eu estive la com um amigo e testamos ambos 4 bikes e ainda tiramos algumas fotos para recordação deste festival. Irei postar neste blog um slidshow com essas fotos.

para o ano há mais!

portem se bem e BOAS PEDALADAS!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

História do BTT

O BTT surgiu nas montanhas da Califónia, na década de 70. Visto que as bicicletas de estrada não eram adequadas para superar obstáculos da natureza, este tipo de bicicleta (Bicicleta de Todo o Terreno), surgiu pela necessidade de criar máquinas mais robustas que permitissem superar estes mesmos obstáculos.As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes.
Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.
-A primeira BTT
Em 1979, nascia, nos EUA a primeira bicicleta de todo o terreno, com o nome Stuntjumper.
O BTT possui duas vertentes: o DownHill e o CrossCountry.No DownHill, ao atleta compete descer uma encosta o mais rapidamente possível. Quanto maiores as dificuldades no caminho, tanto melhor.No CrossCountry, é necessária uma maior resistência física, já que os tombos são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade.A prática do BTT, obedece a regras muito específicas e os betetistas possuem um código de valores, que deve ser seguido por todos os praticantes da modalidade. O atleta de BTT, essencialmente nas provas de resistência (crosscountry), é responsável pelas reparações na sua bicicleta. Não pode receber apoio exterior, a não ser o fornecimento de alimentação e de assistência médica. Furos ou qualquer outra avaria com que o atleta se depare em prova, tem de ser ele próprio a consertar.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Passeio Pedestre "Rota da Vinha e do Vinho" e Passeio BTT

Inscrições abertas até 29 de Outubro. Os passeios terão lugar a 2 de Novembro de 2008, no âmbito da 11.ª Festa da Vinha e do Vinho.
08.30h - Concentração junto à Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
09.00h - Partida
A utilização da bicicleta de montanha deve ser feita conscientemente e tendo em conta o nível técnico de cada utilizador, pelo que a organização não se respinsabiliza por eventuais acidentes que possam ocorrer.
Oferta de entrada na 11.ª Festa da Vinha e do Vinho aos participantes.
Quem quiser participar no passeio de BTT é so comunicar me o nome e a respectiva data de Nascimento...

!! BOAS PEDALADAS !!!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

2 º Mega passeio Lousa BTT












No dia 5 de Outubro realizou se o 2º Mega passeio Lousa BTT no parque natural de cabeço de montachique... um passeio com percursos de 25, 50 e 70 kms. Foi um passeio muito bem organizado. Com exelentes trilhos e muita diversão. No final um exelente almoço. Espero no proximo ano haver o 3 º mega passeio, porque eu vou la estar!